O presidente Jair Bolsonaro se reuniu terça-feira 7 de junho com o vice-presidente do Telegram, Ilya Perekopsky, e o representante da empresa no Brasil, Alan Campos Elias Thomaz, no Palácio do Planalto. O Ministro das Comunicações, Fabio Faria, também esteve presente na reunião.


A reunião, que não estava na pauta presidencial, aconteceu um dia depois de representantes do programa de mensagens se reunirem com o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Edson Fachin.


"Hoje, dia da Liberdade de Imprensa, tive excelente reunião com o vice-presidente mundial do Telegram, o Sr. Ilya Perekopsky, e o representante legal no Brasil, o sr. Alan Thomaz. Ótima conversa sobre a sagrada liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição" postou Bolsonaro nas redes sociais.

O TSE disse durante a reunião que pediu aos representantes da empresa que tomem providências para ajudar a combater "fake news", como as responsáveis ​​pela publicação de conteúdo enganoso. Segundo matéria publicada no site do Tribunal, Perekopsky respondeu que algumas das propostas poderiam ser analisadas para uso futuro, enquanto outras poderiam ser atendidas, mas o TSE não especificou quais.



O Telegram, aplicativo de base russa com sede em Dubai, tem sido alvo da justiça brasileira após não responder a várias tentativas de contato com o TSE e ignorar decisões judiciais. A empresa mudou de posição em março deste ano, depois que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibi-la no Brasil. Em maio, o aplicativo firmou parceria com a Justiça Eleitoral para combater a ignorância e prometeu monitorar 100 dos canais mais populares do país para evitar a disseminação de notícias falsas.