O Instagram anunciou esta semana que está testando um novo conjunto de recursos para verificar a idade dos usuários no aplicativo, incluindo coisas como selfies em vídeo, garantia de amigos adultos e fornecimento de identidade.


Os testes, que começarão nos EUA, serão aplicados a usuários que tentarem alterar sua idade para 18 anos ou mais após terem sido definidos anteriormente para menores de 18 anos. Esses usuários podem estar tentando corrigir um erro anterior ou podem ser adolescentes tentando contornar as novas restrições apropriadas à idade do aplicativo.

Se os usuários forem solicitados a fornecer um cartão de identificação, como passaporte ou carteira de motorista, o Meta o armazenará em seus servidores por 30 dias antes da exclusão.



 Se os usuários escolherem a opção de comprovação social, eles precisarão de pelo menos três outros amigos adultos para atestar sua idade – e o Instagram escolherá uma lista de seis pessoas aleatoriamente que atendem aos critérios. Esses usuários não podem ter uma nova conta ou garantir outras ao mesmo tempo.

A empresa também disse que está usando IA que pode estimar a idade dos usuários em selfies de vídeo. A empresa está trabalhando com a empresa de identificação digital Yoti , com sede em Londres, que examinará o arquivo, fará uma estimativa e excluirá o arquivo.

A verificação de idade é um recurso cada vez mais comum em aplicativos sociais usados ​​por usuários mais jovens como resultado de regulamentações mais rígidas. Outra empresa que atende aos usuários da Geração Z, a Yubo, também lançou recentemente sua própria tecnologia de estimativa de idade .